Foi realizada na noite desta quinta-feira (15), a abertura oficial da Expo Japão, com forte presença de público. Também compareceram diversas autoridades como o Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura e sua esposa, a consulesa Chie, o prefeito municipal Marcelo Belinati, Marco Antonio Santi, representando o governador Beto Richa, o deputado federal Luiz Nishimori, além de vereadores, representantes de entidades e convidados.

 

A Expo Japão se consolida como a maior festa Nippo Brasileira do Norte do Paraná, momento em que a comunidade de Londrina se une em prol das raízes e costumes da colônia japonesa, transmitindo os valores para a sociedade Londrinense. O objetivo principal da Expo Japão é preservar e divulgar as tradições, dando continuidade às próximas gerações. “O trabalho em equipe e reverência aos mais experientes, o senso de coletividade, foram transmitidos e deixados como legado pelos nossos antepassados”, disse Luciano Matsumoto, coordenador geral da Expo Japão em seu discurso.

 

Matsumoto ressaltou que foram oito meses de muito trabalho e esforço para que o evento fosse realizado, graças ao apoio de mais de 200 voluntários. “Gostaria de agradecer a todos os departamentos da Acel, que são os grandes responsáveis pelo evento. Sem eles, nada disso seria possível. Fica o nosso agradecimento aos grupos artísticos, os apoiadores, os comerciantes e patrocinadores da Expo Japão”.

 

Irmandade e respeito

O prefeito Marcelo Belinati, também elogiou o evento e garantiu que sente-se lisonjeado em estar presente na abertura da Expo Japão juntamente com os seus colaboradores. “Quando eu viajei para o Japão o que mais me chamou a atenção foi o respeito e a educação da cultura japonesa. É com enorme prazer que Londrina os recebe, com certeza a cultura veio para somar com a população londrinense.”

 

O cônsul geral, Hajime Kimura falou em bom português sobre a sua presença na noite de abertura. “Faço questão de prestigiar a abertura deste evento, onde tem trazido inspiração para que a cultura japonesa continue ingressando no Brasil.”

 

 

Texto: Giovanna Oliveira, estagiária da Agência de Comunicação Integrada – Projeto de Extensão da Unopar

Compartilhe:
CategoriaACEL, Expo Japão 2017
   
2017 ® ACEL | Associação Cultural e Esportiva de Londrina