Beisebol

O beisebol, do inglês baseball, é um esporte coletivo, no qual se faz necessário o espírito de equipe e a colaboração entre os jogadores em campo. Exige de seus jogadores força, agilidade, reflexo e velocidade. É um esporte popular na América Central, Japão e principalmente nos EUA, onde o jogo atrai milhares de fãs do esporte aos estádios.

Breve histórico

O beisebol surgiu a partir de um jogo inglês chamado rounders, o qual era bastante semelhante ao beisebol moderno. Foi criado, no entanto, em 1839, sendo que em 1845, o norte-americano Alexander Cartwright, considerado o “pai” do beisebol, desenvolveu as regras do jogo, as quais são utilizadas até hoje.

No Brasil, o beisebol foi introduzido por norte-americanos, a partir de 1850. A influência japonesa no beisebol brasileiro teve início em 1908, com a vinda dos primeiros imigrantes japoneses no navio Kasato Maru. Nessa viagem, o Sr. Samejima trouxe os primeiros equipamentos para a prática do esporte.

O jogo de Beisebol

Cada time de Beisebol é formado por nove jogadores, e os dois times se alternam no ataque e na defesa. A equipe que ataca coloca um jogador em campo, o batedor, e a que defende atua com nove jogadores. Os batedores do time atacante são revezados de acordo com uma ordem pré-estabelecida pelo técnico do time.

O time do ataque visa marcar pontos e é obrigado a ir para a defesa quando três de seus batedores são eliminados. O time que atua na defesa tenta evitar que o adversário marque pontos, além de tentar eliminar batedores do ataque adversário. Após nove innings (períodos em que cada time tenha atuado no ataque e na defesa), o time com mais pontos acumulados é o que vence. Não há empate no beisebol; se uma partida está empatada, os times jogam innings extras, até que haja um desempate.

Os instrumentos utilizados em uma partida de beisebol são: a bola, que é feita internamente de cortiça, corda ou lã, e revestida por duas tiras de couro branco, que são costuradas à mão; o taco cilíndrico, feito de madeira lisa ou alumínio; e luvas de couro.

Softbol

O softbol, do inglês softball, é uma “versão mais leve” do beisebol. O esporte foi criado em 1887, pelo norte-americano George Hancock, com o intuito de permitir a prática do beisebol em ginásios cobertos.

As regras são praticamente as mesmas, sendo que as principais diferenças são:

  • As dimensões das bolas (maior no softbol);
  • As dimensões dos campos (menor no softbol);
  • Tempo de duração da partida – enquanto no beisebol há 9 innings, no softbol há apenas 7.

Além disso, no softbol o lançamento da bola é diferente: enquanto no beisebol é feita de cima para baixo, no softbol ela deve ser feita por baixo. Algumas outras regras menos expressivas diferenciam as duas modalidades, como o roubo de bases e a mecânica de substituição de jogadores.

Curiosidade

A ACEL possui o maior complexo esportivo de beisebol e softbol da América Latina, contando com 7 campos e 2 estádios.

Compartilhe: