Canto

O Canto faz parte da tradição e cultura japonesa e é muito valorizado e apreciado no Japão, fazendo parte, inclusive, das disciplinas escolares das crianças.

Desde a imigração japonesa ao Brasil, há mais de cem anos, o ato de cantar vem sendo praticado e estimulado em nosso país. Atualmente, há uma grande demanda de cantores iniciantes e amadores da modalidade (sejam eles descendentes, ou não), os quais se dedicam à prática de aulas e treinamentos de canto, a fim de cantar bem e utilizar corretamente as técnicas vocais.

Inúmeros concursos nacionais e internacionais são realizados com frequência como forma de confraternização entre os apreciadores da música japonesa. A boa interpretação e a transmissão de sentimentos a cada palavra cantada são muito valorizadas no canto japonês.

Músicos e professores de canto japonês constituem comissões julgadoras desses concursos, nos quais os cantores amadores são avaliados individualmente durante as apresentações. Geralmente, ao cantar músicas do gênero Enka, as mulheres vestem kimono ou vestidos de festa; os homens, ternos ou ohakama.

Os gêneros da música japonesa são: Enka, New Enka e Mudo Enka. Os demais gêneros se referem aos conhecidos mundialmente, como a música pop, dance e rock.
O gênero musical tradicional do Japão é o Enka, o qual foi descrito como a alma do Japão. O Enka corresponde à música popular japonesa, e suas músicas são definidas como músicas declamadas, de ressentimentos convertidos em música.

Compartilhe: