Tênis de Mesa

O tênis de mesa é considerado um dos esportes mais populares do mundo, considerando o número de jogadores dessa modalidade. É conhecido, também, como o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo. Esse é um esporte atlético que exige rapidez e destreza de seus jogadores. Além disso, exige muitas estratégias para vencer o oponente. Os jogadores utilizam vários tipos de táticas para marcar pontos, e as mais usadas são os efeitos na bola feitos com a raquete. Além das estratégias de jogo, o preparo físico é um ponto essencial para vencer a partida.

Breve histórico

O tênis de mesa teve sua origem na Inglaterra, na segunda metade do século XIX, a partir do jogo medieval de tênis. Os primeiros registros do esporte revelavam um jogo rude, que foi iniciado por universitários e por militares, os quais o praticavam com equipamentos improvisados, tais quais: livros enfileirados utilizados no lugar da rede, uma rolha como bola e uma caixa de charutos como raquete.

O esporte era conhecido como ping-pong, devido ao som produzido pela bolinha ao bater em raquetes de madeira; entretanto, após o nome se tornar marca registrada, passaram a chamá-lo de tênis de mesa. Atualmente, o termo ping-pong é utilizado apenas para fins recreativos.

No Brasil, o tênis de mesa foi trazido por turistas ingleses, que começaram a implantá-lo no país na primeira década do século XX, aproximadamente em 1905. No entanto, pode-se dizer que o início das atividades organizadas do esporte no país deu-se em 1912, pois até então era praticado apenas em clubes e casas particulares.

O jogo de Tênis de Mesa

Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados entre duas pessoas ou entre duplas oponentes. O objetivo do jogo é marcar pontos, e isso ocorre, basicamente, quando o adversário comete erros como: errar na batida, sendo incapaz de fazer com que a bola pingue na mesa do lado do adversário, ou quando não consegue rebater a bola após esta ter pingado uma vez no seu lado da mesa, pois a bola pode bater apenas uma vez de cada lado da mesa.

Uma partida de tênis de mesa normalmente é disputada em 5 ou 7 sets, sendo que o jogador ou dupla que vencer 3 ou 4 sets, respectivamente, vence a partida; para vencer um set, o jogador ou dupla deve atingir 11 pontos, ou, em caso de empate em 10 pontos, vence aquele que alcançar 2 pontos de vantagem em relação ao adversário.

Os equipamentos necessários para a prática do tênis de mesa, além da mesa e a rede, são a bola e raquetes de tênis.

Compartilhe: