O ficialmente, a ACEL foi fundada em 1933, com o nome de Associação Japonesa de Londrina (Nihonjin-kai), tendo como seu primeiro presidente Hikoma Udihara. Mas a sua história, na realidade, se confunde com a própria história da colonização de Londrina.

Já em 1929, uma caravana de primeiros compradores de terras, composta por seis japoneses, veio para Londrina, trazida pelo notável pioneiro agenciador de terras, senhor Hikoma Udihara. Em março de 1930, Massaji Ohara, Massahiro Tomita, Toshio Tan e grupo adquirem 80 alqueires de terras e, em 1931, estabelecem-se em Londrina os primeiros pioneiros: Kotaro Hayassaka, Kunjiro Hara e Keimi Kazahaya.

Em 23 de setembro de 1955, com a fusão da Nihonjin-kai (Associação Japonesa) com o Seinen-kai (Associação dos Moços, também denominada de Associação Cultural e Esportiva de Londrina), recebe a sigla ACEL, mantendo a denominação da Associação dos Moços: “ ASSOCIAÇÃO CULTURAL E ESPORTIVA DE LONDRINA”, sendo Tatsuma Ito o primeiro presidente, passando o cargo em dezembro do mesmo ano para Soiti Taruma.

São finalidades da Associação Cultural e Esportiva de Londrina:

  1. Propiciar a seus associados atividades de caráter social, cultural, esportivo, assistencial e beneficente;
  2. Promover e divulgar festividades e cerimônias típicas folclóricas e tradicionais como: SHINNENKAI (Solenidade de Ano Novo), UNDOKAI (Gincana Familiar Esportiva), IMIM NO HI (Dia do Imigrante), GUEINOSSAI (Festival Artístico), NOOSSAM HIMPYOKAI (Exposição Agrícola), BON ODORI (Festividades em Memória de Falecidos), NODOJIMAN (Concurso de Canto), etc;
  3. Manter intercâmbio social, cultural e esportivo com entidades congêneres e coligadas de Londrina e de outras localidades;
  4. Filiar-se e participar de federações, ligas e associações, desde que haja convergências de interesse e objetivos.
Compartilhe: