Rica em vitaminas e em sais minerais, a produção de hortaliças vem se intensificando cada vez mais e, por serem consumidas cruas é necessário ter cuidados específicos para adquirir alimentos com qualidade. Quem visitar a Expo Japão conhecerá de perto o plantio de hortaliças em estufas e como o processo foi desenvolvido.

 

“Além de impedir a entrada de invasores como os insetos, esse tipo de plantio regula as condições hídricas na planta. Quando chove demais é possível controlar para que a água da chuva molhe em excesso, controlando a quantidade de irrigação necessária. Nas lavouras a céu aberto isso foge ao nosso controle. Nesse modelo de plantio em estufas, é possível ter produtos o ano todo. Não utilizamos nenhum tipo de agrotóxico, tudo que plantamos aqui é orgânico”, revela o engenheiro agrônomo Eikiti Hiroota, responsável pela Fazendinha (Nojô).

 

O engenheiro enfatiza que o intuito de ter um modelo como esse na Expo Japão vai além da demonstração. “É fazer com que nossos visitantes tenham um contato direto com vários tipos de produtos agrícolas. É um lazer educativo.”

 

Além das hortaliças produzidas em estufa, é possível encontrar muitas outras formas de produção para pequenas áreas e para produtores agrícolas até domingo (dia 18) último dia da Expo Japão.

 

Texto e foto: Maria Cristina Cardoso – Estagiária da Agência de Comunicação Integrada

Projeto de Extensão Unopar

Compartilhe:
   
2017 ® ACEL | Associação Cultural e Esportiva de Londrina